O Teatro de Animação é essencialmente caracterizado pela presença de um objeto “intermediário” entre o ator e a plateia. Aqui, o boneco, ou uma “forma animada”, será instrumento de comunicação do ator com o público.
Definimos este como “o teatro da matéria”. A “coisa” irá substituir o ator de carne e osso em seu discurso dramático. Poderá ser algo que recebe vida, através da ação do ator, ou então algo elevado à condição de forte símbolo na cena teatral.
Nessa característica específica, e extremamente interessante ao universo das artes cênicas, que nos centramos ao longo da oficina. Não se trata, portanto, de um curso que segue os caminhos convencionais do estudo da dramaturgia universal, mas, sim, se concentra nas possibilidades expressivas (e desafiadoras) das imagens, dos objetos, das figuras, dos bonecos e dos materiais, como agentes da concepção dramatúrgica.
Almejamos, assim, oferecer aos participantes não somente um amplo entendimento das possibilidades expressivas do Teatro de Animação enquanto linguagem cênica específica, extremamente rica em imagens e significados, como, sobretudo, aparelhá-los para um início de processo de criação de um espetáculo a partir do estudo aprofundado das ricas possibilidades de desenvolvimento de uma dramaturgia particular a essa forma de arte.