Cursos e Oficinas

Aprenda com a gente: Nossa metodologia de trabalho

O Teatro de Animação é essencialmente caracterizado pela presença de um objeto “intermediário” entre o ator e a plateia. Aqui, o boneco, ou uma “forma animada”, será instrumento de comunicação do ator com o público.

Definimos este como “o teatro da matéria”. A “coisa” irá substituir o ator de carne e osso em seu discurso dramático. Poderá ser algo que recebe vida, através da ação do ator, ou então algo elevado à condição de forte símbolo na cena teatral.

Nessa característica específica, e extremamente interessante ao universo das artes cênicas, que nos centramos ao longo da oficina. Não se trata, portanto, de um curso que segue os caminhos convencionais do estudo da dramaturgia universal, mas, sim, se concentra nas possibilidades expressivas (e desafiadoras) das imagens, dos objetos, das figuras, dos bonecos e dos materiais, como agentes da concepção dramatúrgica.

Almejamos, assim, oferecer aos participantes não somente um amplo entendimento das possibilidades expressivas do Teatro de Animação enquanto linguagem cênica específica, extremamente rica em imagens e significados, como, sobretudo, aparelhá-los para um início de processo de criação de um espetáculo a partir do estudo aprofundado das ricas possibilidades de desenvolvimento de uma dramaturgia particular a essa forma de arte.

A OFICINA SERÁ DIVIDIDA EM 3 MÓDULOS:

1) ESTUDOS DAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO TEATRO DE ANIMAÇÃO

- Características que definem o Teatro de Animação tal qual o teatro da matéria – da coisa, do objeto, da figura, da forma e do boneco animado.
- Características que diferenciam o Teatro de Animação do “Teatro de Atores de Carne e Osso”.
- Possibilidades cênicas do Teatro de Animação – Técnicas e formas de expressão.
- O Teatro de Animação enquanto Poesia da Matéria. 
- O Teatro de Animação enquanto proposta de vanguarda nas artes cênicas.

2) EXPERIMENTOS PARA A CRIAÇÃO DA IMAGEM DISPARADORA 1 – DA IDEIA PARA A MATÉRIA E DA MATÉRIA PARA A IDEIA.

- Exercícios diversos de aproximação do Teatro de Animação com o universo da poesia, como instrumento da criação de ideias e imagens “disparadoras” do processo de criação. Como temas ou simples e desconexas ideias podem se transformar em roteiros completos de um espetáculo teatral.
- Exercícios de investigação de coisas e materiais. A construção de metáforas visuais com imagens, objetos e ou experimentações. Como uma imagem pode ser a disparadora do desenvolvimento de um roteiro teatral.
- Estudos da Dramaturgia Convencional: a construção do personagem e as estruturas da narrativa – a elaboração dos conflitos e soluções cênicas.

3) DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARTICULARES DE TRABALHO – A CONSTRUÇÃO E APROPRIAÇÃO DE UMA POÉTICA VERDADEIRA AO ARTISTA CRIADOR.

CONSTRUTÓRIO

Assistimos a peça Construtório ontem no Sec Pinheiros e gostarí­amos de elogiar a historia e a representação. Os alunos, assim como nós professores, ficamos maravilhados com a maneira com que abrangeram temas como reciclagem e construção de brinquedos, com materiais simples, de maneira rica e lúdica. Sempre que for possí­vel, podem convidar nossa escola que iremos. Atenciosamente, profas. Silvia e Selma.

Silvia Regina Barolo Caló - 25/04/2014

A BRUXINHA

Amei as peças que trouxeram para Bauru no sesc.\r\n Tenho um filho que 5 anos que claro também amou todos os espetáculos,quando no teatro da bruxinha anunciaram o construtório eu não guardei o nome da peça já ele não esqueceu. \r\nEle estuda em colegio com metodologia waldorf, onde dão muitas asas a imaginação hoje chegou na escola pegou o prendedor que sempre se transformou em avião, nave entre outros e mostrou aos amigos o pexinhoooo, até me arrepiei que lindo isso! O mundo precisa de muito mais de vocês! \r\nSó estou com um problema agora... Ele quer ver o acampatório kkk . \r\nMuito obrigado por nos presentear com a imaginação de vocês!

Marina - 05/08/2015

SONHATÓRIO

Assistimos a peça Sonhatório no Sesc Piracicaba. Adoramos do começo ao fim. Meu filho de 8 anos riu muito. A mensagem no final da peça é linda.

Érica - 17/10/2016

ACAMPATÓRIO

Gostaria de parabenizar vcs pela peça Acampatório, que vi no Sesc SJC. Adorei, muito original, divertida, inteligente e com um final que me emocionou, muito sensível. Sou fã do grupo Truks, sempre q estão aqui, eu os assisto. Acho vcs geniais! Incrível como conseguem transmitir as ideias sem ter diálogos, os atores se entregam de corpo e alma. Encantam crianças pela criatividade e humor, e os adultos, pelas mensagens subliminares e inteligência no roteiro. Parabéns, venham mais aqui!

Vivian Tietze Daruiz - 09/06/2016

SONHATÓRIO

Sonhatório é fabuloso. Meu filho João, de 7 anos, ficou paralisado, olhos fixos no palco: \"Míe, tem muito brinquedo na cozinha!\" E não?.. rsrs... Minha enteada, Mariana, de 9 anos, gargalhava. O pai dela, pela primeira vez, não cochilou nem procurou jogos no celular em uma peça infantil. Infantil? não. Sonhatório é inteligente, intrigante, emocionante. Cutuca o menino que existe em cada um de nós e peleja pra fazê-lo acordar... é que os \"doidinhos\" daquele divertido sanatório têm um recado... ops! uma \"receita\" pra nos passar: B.R.I.N.C.A.R!

LARISSA CARVALHO - 22/08/2013

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso frontend você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.