Cia Truks
Contato:

11 3865-8019
11 99952-8553

contato@truks.com.br
> menu

Dramartugia para o teatro de animação

OFICINA – DRAMATURGIA PARA O TEATRO DE ANIMAÇÃO

O Teatro de Animação é essencialmente caracterizado pela presença de um objeto “intermediário” entre o ator e a plateia. Aqui, o boneco, ou uma “forma animada”, será instrumento de comunicação do ator com o público.

Definimos este como “o teatro da matéria”. A “coisa” irá substituir o ator de carne e osso em seu discurso dramático. Poderá ser algo que recebe vida, através da ação do ator, ou então algo elevado à condição de forte símbolo na cena teatral.

Nessa característica específica, e extremamente interessante ao universo das artes cênicas, que nos centramos ao longo da oficina. Não se trata, portanto, de um curso que segue os caminhos convencionais do estudo da dramaturgia universal, mas, sim, se concentra nas possibilidades expressivas (e desafiadoras) das imagens, dos objetos, das figuras, dos bonecos e dos materiais, como agentes da concepção dramatúrgica.

Almejamos, assim, oferecer aos participantes não somente um amplo entendimento das possibilidades expressivas do Teatro de Animação enquanto linguagem cênica específica, extremamente rica em imagens e significados, como, sobretudo, aparelhá-los para um início de processo de criação de um espetáculo a partir do estudo aprofundado das ricas possibilidades de desenvolvimento de uma dramaturgia particular a essa forma de arte.

A OFICINA SERÁ DIVIDIDA EM 3 MÓDULOS:

1) ESTUDOS DAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO TEATRO DE ANIMAÇÃO

- Características que definem o Teatro de Animação tal qual o teatro da matéria – da coisa, do objeto, da figura, da forma e do boneco animado.
- Características que diferenciam o Teatro de Animação do “Teatro de Atores de Carne e Osso”.
- Possibilidades cênicas do Teatro de Animação – Técnicas e formas de expressão.
- O Teatro de Animação enquanto Poesia da Matéria. 
- O Teatro de Animação enquanto proposta de vanguarda nas artes cênicas.

2) EXPERIMENTOS PARA A CRIAÇÃO DA IMAGEM DISPARADORA 1 – DA IDEIA PARA A MATÉRIA E DA MATÉRIA PARA A IDEIA.

- Exercícios diversos de aproximação do Teatro de Animação com o universo da poesia, como instrumento da criação de ideias e imagens “disparadoras” do processo de criação. Como temas ou simples e desconexas ideias podem se transformar em roteiros completos de um espetáculo teatral.
- Exercícios de investigação de coisas e materiais. A construção de metáforas visuais com imagens, objetos e ou experimentações. Como uma imagem pode ser a disparadora do desenvolvimento de um roteiro teatral.
- Estudos da Dramaturgia Convencional: a construção do personagem e as estruturas da narrativa – a elaboração dos conflitos e soluções cênicas.

3) DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARTICULARES DE TRABALHO – A CONSTRUÇÃO E APROPRIAÇÃO DE UMA POÉTICA VERDADEIRA AO ARTISTA CRIADOR.